Redes Sociais:

Você esta aqui: Home » História » História da Assembleia de Deus – Ministério Guaratinguetá

Segundo informações constantes em nossos arquivos, o primeiro culto ao ar livre nesta cidade teria sido realizado em meados de 1924, na esquina da Rua Dr. Martiniano com 9 de Julho, em frente ao Mercado Municipal. Entre os louvores cantados na ocasião, há registro do hino “Olhai para o Cordeiro de Deus” (número 20 da Harpa Cristã).

A partir dessa data, os cultos continuaram sendo realizados nesse local, porém, com grandes intervalos. A partir do final de 1931, início de 1932, esses cultos começaram a ser mais amiúde, e já no ano seguinte, com o surgimento dos primeiros convertidos,  passaram a ser realizados também nas casas desses irmãos e  de pessoas interessadas em conhecer o Evangelho.

O casal de missionários, Walter Goodband, sua esposa Elizabeth Goodband, mais a Missionária Ester Yolanda, e os Pastores Cândido Venâncio Bullé e Delfim Anacleto do Prado são tidos como os primeiros pregadores das boas novas nesta cidade.

Consta, também,  como primeiros pontos de pregação: a) uma casa situada no final da Rua do Porto (hoje, Comendador Rodrigues Alves); b) a casa do irmão João Agostinho (na Vila Maria – bairro Vasco da Gama); c) duas casas na zona rural: uma na fazenda dos Antunes, e outra na fazenda Getúlio Fortes, na estrada de Cunha.

Entre os primeiros convertidos são lembrados Balbina Pinto e seus filhos, José e Sebastião;  João Agostinho, Joaquim Corrêa, e a família Reis.

Quando já havia um bom número de convertidos, foi alugado um salão na Rua Visconde de Guaratinguetá, nº 529, onde o trabalho foi inaugurado como Igreja no dia 25 de janeiro de 1935. Com o crescimento da obra, os irmãos construíram um templo na Rua Padre Inácio, nº 48, que foi a sede da Assembléia de Deus  até meados dos anos 80, quando mudou-se para o templo atual, localizado na Rua Coronel Pires Barbosa, nº 485.

Inicialmente, a Igreja era pastoreada pelo Pastor Delfim Anacleto do Prado, sob a supervisão do Missionário Walter Goodband, tendo como cooperadores o Pastor Cândido Venâncio Bullé e, mais tarde, o Pastor Afonso Serafim, que trabalhou nesta cidade cerca de 15 anos.

Embora a Igreja tenha sido fundada oficialmente em 1935, somente em 24 de julho de 1945 é que seus estatutos foram devidamente registrados, com a sua primeira diretoria assim constituída: Presidente: Pastor Afonso Serafim; Vice-presidente: Pastor Cândido Venâncio Bullé; 1º Secretário: Pastor Cecílio Joaquim de Oliveira;  2º Secretário: Manoel Pinto dos Reis; Tesoureiro: Francisco Claudino Filho.

Em 11 de setembro de 1949, na presença do Missionário Ivair Vingren, o Pastor Afonso Serafim passou a direção da Igreja para o Pastor Cecílio Joaquim de Oliveira, cujas histórias de amor pela obra e carinho pelos irmãos ainda são contadas pelos mais antigos na fé. Apesar das muitas lutas ocorridas durante a sua permanência à frente da Igreja, houve também um grande avivamento espiritual com muitas almas se rendendo aos pés de Cristo e mais de uma centena de irmãos sendo batizados com o Espírito Santo.

No dia 23 de abril de 1957, o Pastor Cecílio Joaquim de Oliveira, em virtude de ter sido chamado para servir ao Senhor em outra cidade, foi substituído  pelo Pastor Joaquim Marcelino da Silva, que também desenvolveu um extraordinário trabalho em todo o campo de Guaratinguetá e região.

Em seu lugar, na data de 24 de fevereiro de 1961, assumiu a direção da Igreja o Pastor Eugênio Joaquim de Oliveira, cujo mandato durou até 17 de março de 1973, data em que foi empossado na presidência o Pastor Adelino Ruzza. Com a saída deste em 04 de novembro de 1979, o Pastor Sebastião Martins assumiu o cargo interinamente, sendo posteriormente efetivado como Presidente deste campo. Foi ele praticamente o arquiteto e construtor do atual templo central, localizado na Rua Coronel Pires Barbosa, 485. Em 04 de janeiro de 1989, em virtude do afastamento do Pastor Sebastião Martins, por motivos de saúde, assumiu o cargo em caráter provisório o Pastor Afonso Athiê Vale Chaves, sendo que um mês depois, no dia 04 de fevereiro de 1990, foi efetivado no cargo de Presidente das Assembleias de Deus de Guaratinguetá, no qual permanece até os dias atuais.

 

 

 

Pastor Presidente Afonso Chaves com sua esposa Lúcia Chaves

A sua gestão tem sido voltada para a construção de novos templos, reformas e ampliação dos templos antigos, expansão da obra missionária, e ministração de cursos de teologia básica e outros através do Instituto Gunnar Vingren, do qual é diretor e também um dos professores.

 

7 Comentários

  1. Pr. Inacio c. Pinto disse:

    Queridos irmãos
    O Pr Afonso e esta amada igreja tem sido um homem de fé e coração missionário, nós somos gratos a Deus pela fé e compromisso missionário. Desde 1997 esta apoiando nossa missão na Ásia, INDIA e África. Alimentamos mensalmente 178 leprosos, 110 órfãos, 100 viúvos e também atendemos portadores de Aids na INDIA, construímos igreja em cabo verde em Cabo Verde na África. No Japão formação de obreiros com o EETAD, igrejas e base missionaria. Glorifico a Deus por esta igreja e seu pastor. Um ano de 2013 de muitas bênçãos de Deus é o que desejamos. Pr. Inacio e Miss. Niedja Japão

  2. …Que BENÇÃO!!!, QUE “ORGULHO DA OBRA”, QUE SATISFAÇÃO EM CONHECER UM POUCO DESTE TEMPO REMOTO QUE TRAZ NOSSAS “ORIGENS AO NOSSO CONHECER”

  3. ..É LINDO MEU DEUS, É LINDO!!!!!!!!!!!

  4. .Sou o irmão Fábio da Pedreira, que DEUS nos abençoe e nos faça crescer cada vez “MAIS & MAIS”, e que MAIS ALMAS se rendam ao SENHOR DE TODAS AS COISAS!!!!!!!! Nosso DEUS Poderoso em Batalha….Glórias a ELE somente a ELE!!!!!!!!!

  5. DEUS esta mudando minha vida , Graças a ele sai do fundo do Poço e sou grato por isso , e Agradeço a AD por me receber , Sou da Pedreira e que DEUS abençoe a Todos os Pastores , Pb , Cooperadores , e todos os mebros dessa Igreja Abençoada por DEUS *-*

  6. Alexandro Oliveira disse:

    É uma honra ter o nome de meu avô, na história desta igreja que faz com certeza as obras do nosso REI, Eugênio Joaquim de Oliveira sou honrado te ter um homem de DEUS onde possa eu me espelhar…..

  7. mario disse:

    Deus grande obrigado por tudo .

Deixe um Recado

2014 Assembleia de Deus – Ministério Guaratinguetá | Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor Jesus Cristo. | Designer: Tiago Morais (12)9199-4467