AS ASSEMBLEIAS DE DEUS COM SEDE EM GUARATINGUETÁ
Resumo da História da Fundação da Assembléia de Deus em Guaratinguetá
O primeiro “culto” nesta cidade, parece ter sido realizado nos meados do ano de 1924. O mesmo se deu em frente ao Mercado Municipal, na esquina da rua Dr. Martiniano com a Nove de Julho. O grupo que efetuava o culto era de 4 pessoas; os presentes cantaram o hino Olhai para o Cordeiro de Deus atualmente o de número 20 da “Harpa Cristã”. Dessa data em diante, eram realizados cultos no mesmo local, porém, com grandes intervalos.
No limiar do ano de 1932, esses cultos foram mais freqüentes; e já no ano seguinte apareciam os primeiros frutos, sendo, agora, os trabalhos realizados em casas dos novos convertidos. Por esta época chegaram da cidade do Rio de Janeiro, através da Assembléia de Deus em São Cristovam o Missionário Ingês, Walter Goodband e sua esposa, a irmã Elizabeth e a irmã Missionária sueca, Ester Yolanda, com evangelismo mais intenso e administrando o grupo de fiéis. Os primeiros a aceitarem o Senhor Jesus, e de quem há recordação, foram: irmã Balbina Pinto e seus filhos José e Sebastião; João Agostinho, Joaquim Corrêa, a família Reis, irmão Inácio e irmã Rosa Cândido.
Quando a congregação já estava com um bom número, foi alugado um salão na rua Visconde de Guaratinguetá, 529, onde organizada como Igreja no dia 25 de janeiro de 1935. Passando depois para a rua Padre Inácio, nº 48, em 24 de julho de 1945, teve seus Estatutos registrados no foro desta cidade, sendo sua primeira Diretoria assim constituída: Presidente – Pastor Afonso Serafim; Vice-Presidente – Venâncio Cândido Bullé; Primeiro Secretário – Cecílio Joaquim de Oliveira; Segundo Secretário – Manoel Pinto dos reis e Tesoureiro – Francisco Claudino.
Entre os primeiros pregadores, que lançaram a Boa Semente, além dos três nomes anunciados acima, destacaram-se os pastores Cândido Venâncio Bullé e Delfim Anacleto do Prado e o irmão Antonio Neves. Este último, tendo aceitado o Senhor Jesus em Lorena, pregava a mensagem gloriosa do Batismo no Espírito Santo. Não sabendo ler nem escrever, era um verdadeiro Arauto de Cristo, sendo o responsável pela conversão de muitas almas, não só na cidade, mas também nos arredores. O primeiro crente que recebeu o batismo com o Espírito Santo foi a esposa do irmão Antonio Neves.
O primeiro batismo nas águas foi realizado no Rio Paraíba, quase em frente à olaria, perto do “Orfanato”. Nele foram batizados seis neoconversos.
Não pensem que não houve perseguições, pelo contrário, elas foram tantas que muitos novos convertidos, não as suportando, logo desvaneceram, abandonando o Caminho. Em Capituba, alguns irmãos foram expulsos das glebas de terras que cultivavam e proibidos de comprar nos armazéns que os supriam. Aqui na cidade, os irmãos, saindo dos cultos, mantinham-se agrupados para, mutuamente, se protegerem. Muitas vezes foram atacados e apedrejados, resultando, em uma delas, sair ferida a irmã Missionária Elizabeth Goodband, que, por milagre, mão perdeu um dos olhos A Igreja, inicialmente, era pastoreada pelo Pastor Delfim Anacleto do Prado, sob a supervisão do Missionário Walter Goodband. Substituiu o Pastor Delfim Anacleto o Pastor Afonso Serafim, que trabalhou neste campo durante quinze longos anos. No mês de setembro de 1949, na presença de grande número de obreiros das cidades vizinhas e, ainda, o Missionário Ivar Wingren, o Pastor Afonso Serafim passou a Presidência ao Irmão Cecílio Joaquim de Oliveira, seguindo-se depois outros Pastores.
Esta Igreja desenvolveu grande trabalho missionário; seus membros cheios do Espírito Santo saíram com a Preciosa Semente, plantando-a por onde quer que fossem. Assim é que, após a evangelização do município, ultrapassaram fronteiras, levando a Mensagem aos municípios já existentes naquela ocasião: Cunha, Aparecida, Pindamonhangaba, Cachoeira Paulista, Lagoinha, Guaianases e Roseira.
Atualmente, estão sob a responsabilidade desta Igreja, para evangelização, os municípios de Guaratinguetá, Aparecida do Norte, Cunha, Potim, Lagoinha e Roseira, nos quais mantém templos, salões alugados ou casas particulares como pontos de pregação.
Por último, havendo mudança da Sede, a partir de 06 de setembro de 1983, o Templo Central situa-se à Rua Coronel Pires Barbosa nº 485, condizentes com a nova razão social “Assembleias de Deus com Sede com Guaratinguetá”.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM ROSEIRA
A Assembléia de Deus em Roseira, foi fundada à Rua Dino Bueno, em 1941, pelo Pastor Afonso Serafim. Está localizada, atualmente em seu Templo próprio, à rua Presidente Kennedy, nº 12, inaugurado no mês de junho de 1965, no exercício do Pastor Eugênio Joaquim de Oliveira.
Trata-se de um trabalho difícil de se expandir, devido ao constante êxodo dos crentes, que saem em procura de oportunidades de emprego, que, ali, não se lhes oferece. Entretanto, com isso mesmo, enriquece outras regiões, locais para onde esses irmãos se dirigem.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM CUNHA
A cidade d Cunha situa-se em uma região montanhosa, sobre a Serra do Mar, fazendo divisa com o Estado do rio, ao norte.
A Assembléia de Deus, nessa cidade, foi fundada, inicialmente, como congregação, sita à rua Major Santana, em 1948, pelo Pastor Afonso Serafim.
Funciona, atualmente, à rua Salvador Passetti, centro, em templo próprio, que foi inaugurado por volta do ano de 1960.
A característica predominante nesse trabalho é a grande distância que separa os povoados e demais habitações e, também, a dificuldade de acesso àqueles locais (Cunha é um dos maiores municípios do Estado). Apesar disso, pela graça do Senhor Jesus, estão ativas, ali, algumas congregações e vários pontos de pregação e vigília, em casa de diversos irmãos.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM APARECIDA
No obedecer ao “ide” imperativo do Senhor Jesus, temos provado mais uma vez a veracidade da sua palavra: “eis que estou convosco…”.
Desde muito tempo, se tentou a evangelização dessa cidade, mas devido às hostilidades reinantes, este trabalho sempre foi feito com dificuldades.
Houve vezes dos crentes serem apedrejados, e uma certa vez, ao se retirarem, foram ameaçados e advertidos pela emissora local, que não mais voltassem à cidade.
Hoje podemos dizer: “graças a Deus que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo.”
Num verdadeiro milagre, em nome do Senhor e por seu poder, temos levantado a bandeira ensanguentada na cruz, em pleno coração dessa cidade!
Os primeiros trabalhos de evangelização, nessa cidade, principiaram com os irmãos João Claudino, Godofredo Rodrigues, Antonio Neves e a família Reis.
Inicialmente fundada como Congregação, no ano de 1956,com salão de reuniões na casa do irmão Expedito Teodoro da Rocha, à rua Américo Alves, essa igreja do Senhor Jesus veio a ser inaugurada como entidade jurídica em outubro de 1967, tendo por local de reuniões o salão alugado na avenida Zezé Valadão nº 1029, no Bairro São Roque.
No dia 10 de abril de 1977, o trabalho do Senhor Jesus em Aparecida do Norte, alcançou mais um grande marco de vitória, com a inauguração do primeiro Templo Próprio da Assembléia de Deus naquela cidade.
As bênçãos têm continuado; o templo tem estado repleto em suas reuniões. O Senhor Jesus tem batizado a muitos com o seu Santo Espírito.
Novas congregações, em outros bairros, se fizeram necessárias e “cultos” são realizados em casas de particulares.